sábado, 23 de abril de 2011

C I - Consumo Inteligente

















Quando falamos em C.I, vem logo à mente (comunicado interno - uma espécie de carta utilizada nas empresas para formalizar pedidos e solicitações entre departamentos), mas o assunto aqui é bem mais abrangente, passa por empresas, casas, bairros, cidades, países, diria até planetas.
O consumo Inteligente não é uma questão de escolha, mas de necessidade, não devemos apenas comprar, mais avaliar o quê está sendo comprado, se é necessário comprar e o quê foi preciso para produzi-lo e mantê-lo. Essa é a síntese deste conceito de consumo.
Precisamos parar de querer quebrar alguns recordes. Lendo o jornal de hoje, 21/03/2011, me chamou atenção uma matéria. “Argentina entra para o Guiness Book (livro dos recordes) com o “Maior churrasco do mundo” 13.713 quilos de carne bovina, quebrando recorde de 2008 de 12 toneladas de carne assada. Façamos só algumas perguntas, que poderão também ser utilizadas em outras situações com outros conceitos, pois quando falamos de exageros podemos elencar uma liste bem Grande. Antes de começar com as perguntas, acho importante comentar que de acordo com estudos, a carne bovina é o produto que mais consome água até chegar ao ponto de consumo, ou seja, na mesa do consumidor. Vamos às perguntas!! O que será feito com toda esta carne assada de uma só vez? O que foi necessário para produzir este churrasco? Quantos bois foram mortos?
Outros dados bem alarmantes são importantes avaliarmos neste exercício. A Região oeste brasileira possui mais celulares do que habitantes, são – 113 celulares para 100 habitantes. Tenho amigos que possuem de dois a três celulares. Você também deve ter um amigo assim! Neste caso cabem também as três perguntas acima. Na produção destes aparelhos, qual foi à quantidade de resíduos sólidos dispensados no meio ambiente, após a produção dos aparelhos? O que será feito com os aparelhos obsoletos? Quanto você está investindo financeiramente, seja na sua casa, seja em objetos de consumo, preocupado com a sustentabilidade?
No Brasil, cada pessoa produz entre 300 e 500g de lixo por dia, podendo chegar a 1 kg nos centros urbanos. Desse volume, 50% correspondem a sobras de alimento (resíduos orgânicos) e os outros 50 % são matérias descartáveis. Você utiliza algum processo de coleta seletiva de lixo, na sua casa?
Existem alguns decretos que são louváveis. O decreto que institui multa e suspensão das atividades e até revogação do alvará de funcionamento, para os grandes geradores de resíduo sólido do município de São Paulo, (aqueles que geram mais de 200 litros de resíduo por dia) que não contratam um serviço de coleta de lixo.

Sustentabilidade. Qual o real sentido deste termo para você? Quantas peças de roupas e sapatos você compra por mês? Dos sapatos comprados, quantos ainda estão nas caixas sem ser usados, e provavelmente ficarão por lá mais uns de dois meses? Nas compras mensais você lê os rótulos das embalagens, para saber a composição dos produtos de limpeza que está levando para casa, e serão despejados nos ralos e dispensados no meio ambiente. Eles são biodegradáveis?
O consumo inteligente é muito mais analítico do que aquisitivo. Está ai o porquê de tantas perguntas ao longo do texto. Quanto mais se consome mais se degrada o meio ambiente, com os efeitos da produção. Se analisarmos o universo populacional brasileiro de 192 milhões de habitantes, uma simples embalagem de leite, torna-se sem milhões ou mais. Precisamos controlar o consumo pujante e desenfreado, para não perdermos um dos bens primordiais para continuidade de qualquer espécie a Água!! Esta coisa cristalina que mata nossa sede – E viva a água, 22/03/2011 dia nacional da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário